PROJECTOS QREN
FEIRAPARK

Código da Operação: NORTE-07-0364-FEDER-000027

Eixo Prioritário: Eixo 1 - Competitividade, Inovação e Conhecimento

Domínios de Intervenção:
“Promoção e desenvolvimento da rede de parques de ciência e tecnologia e de operações integradas de ordenamento e de acolhimento empresarial”
“Apoio à criação e consolidação de ‘clusters’ emergentes e de empresas de base tecnológica em sectores que promovam o interface com as competências e a capacidades regionais em ciência e tecnologia

Designação da Operação: FeiraPark – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santa Maria da Feira

A PortusPark (Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras) e a autoridade de gestão do "ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) contratualizam, a 21 de Setembro de 2011, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) , o financiamento comunitário destinado à incubadora empresarial "Feira Park”, em Santa Maria da Feira.


Com um apoio do ON.2 de 1,5 milhões de Euros para um investimento de mais de 2 milhões, esta nova incubadora surge com o objectivo de instalar na região de Entre Douro e Vouga um equipamento capaz de atrair empresas com actividade tecnológica "Clean & Green”. O projecto conferirá prioridade à incubação de empresas dos sectores da cortiça, novas tecnologias de informação e comunicação, construção sustentável e tecnologias de produção e transformação.


O FeiraPark, instalado numa área com mais de 8 hectares, prevê concentrar, dentro de 10 anos, 75 empresas e 200 novos postos de trabalho. As sinergias potenciadas por esta nova infra-estrutura ultrapassam as fronteiras do "FeiraPark”, abrangendo outros equipamentos locais e regionais. Destes, destacam-se o Europarque e o Visionarium.

 
Para a concretização e sustentação da actividade do "Feira Park”, contribuem as parcerias estabelecidas com as Universidades de Aveiro e do Porto, o Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, o Centro Tecnológico da Cortiça, o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e o Centro Tecnológico do Calçado.