PORTUSPARK


Parques de Ciência e
Tecnologia e Incubadoras
da Região Norte de Portugal

A PortusPark

A Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (APCTP), hoje conhecida por PortusPark


A PortusPark - Rede de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras da Região Norte é uma organização de capitais privados e públicos, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública, com mais de 30 anos de existência, resultante da vontade de um conjunto relevante de entidades de apoio à competitividade e inovação, que levaram à constituição da APCTP em 29 de abril de 1991.

 

A PortusPark é hoje uma realidade, sendo a sua força manifestada não só pelas infraestruturas criadas, mas fundamentalmente pela Rede atualmente constituída por oito Parques de Ciência e Tecnologia e Três Incubadoras, pelo número de empresas de base tecnológica já constituídas e instaladas na Rede, pelo volume de faturação, número de empregos criados, volume de exportações, pelo perfil dos quadros e colaboradores das empresas, pela ligação promovida entre Universidades-empresas e os correspondentes processos de transferência de tecnologia.

Mensagem do Presidente

É hoje inequívoco que os desafios para um novo paradigma da competitividade, obrigam a uma maior capacidade académica, científica e tecnológica dos recursos humanos do país, das empresas e à necessidade de criar uma maior competitividade dos nossos sistemas de ensino, formação profissional e educação ao longo da vida. Implica também a capacidade de desenvolver uma nova cultura empresarial baseada na inovação, na competência e no empreendedorismo e uma administração pública magra, ágil e flexível onde o espírito de missão e de serviço sejam reencontrados. O futuro está nas Regiões que percebam a importância decisiva de posicionar a sua estrutura produtiva na fronteira do conhecimento.

A competitividade dos países e das regiões assenta hoje na qualidade e rapidez da informação, no conhecimento e na competência dos seus recursos humanos e por isso os factores de competitividade decisivos passaram a ser a inovação, o desenvolvimento tecnológico, a capacidade estratégica e de organização das pessoas e das empresas. Nesse sentido, uma rede de PCT's é um elemento essencial da organização do I+D+i, promovendo sinergias que potenciam o crescimento dos investimentos realizados. Será, pois, importante implementar um conjunto de infra-estruturas, funcionalidades e serviços, procurando dar resposta a um conjunto diversificado de problemas. A preponderância do conceito de espaço lógico sobre o conceito de espaço físico, provém da necessidade de dotar os PCT da necessária operacionalidade funcional para dar resposta aos factores que limitam a competitividade das empresas no contexto da Região Norte, em particular as PME's, visando nomeadamente:

  • Garantir a constituição de um instrumento de apoio ao desenvolvimento e à modernização do tecido empresarial do Norte de Portugal, fomentando a articulação entre este tecido, as infraestruturas tecnológicas e o sistema de ensino superior e I&D nacionais;
  • Permitir a difusão no tecido produtivo e no aparelho de formação superior de boas práticas, para estimular a função empresarial e a criação de empresas robustas, de forma descentralizada, capazes de competir no mercado global.

A materialização de uma Rede de Parques de Ciência e Tecnologia na Região do Porto e Norte de Portugal, incluindo incubadoras empresariais está finalmente concretizada, e com sucesso, fundamentalmente pelo trabalho desenvolvido pela PortusPark nos últimos 15 anos. Durante este tempo foi possível criar e perspetivar o desenvolvimento de uma rede, pela qual toda a equipa da PortusPark sente um orgulho legítimo.

A todos os que nos têm ajudado, o nosso obrigado sincero.

Visão

Promover a Região Norte como um espaço de excelência e qualidade de vida que aposta no conhecimento, na tecnologia e na inovação, contribuindo para a concretização das aspirações do ecossistema de instituições da rede no sentido do seu reconhecimento como referência internacional no domínio do empreendedorismo e da inovação.

Missão

Promover a criação de uma Rede de Parques de Ciência e Tecnologia no norte do país, propiciadora do estabelecimento de empresas de base tecnológica, desde a incubação do projecto até ao seu desenvolvimento à escala empresarial, associando universidades e outros centros de saber, e institutos de investigação, desenvolvimento e inovação;

Acompanhar, articular e promover a atividade dos parques de ciência e tecnologia e incubadoras do seu universo, proporcionando oportunidades de valorização das iniciativas empresais neles sediadas, com a consequente influência decisiva numa permanente valorização do sistema produtivo da Região Norte de Portugal.

Objetivos

A Região Norte de Portugal reúne várias razões para que seja um espaço onde vale a pena investir e acreditar de facto, não por motivos emocionais mas sim por motivos bem racionais.

O Norte de Portugal apresenta um elevado crescimento populacional, a sua população é a mais jovem do país, dispõe de recursos humanos altamente qualificados, existe uma boa logística a vários níveis, diversas infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento, para além de ter um património ambiental impar e dispor de equipamentos culturais e desportivos que podem propiciar um nível de qualidade de vida apreciável.

Objetivos estratégicos para a Região Norte

  • Promover e gerir a transferência de conhecimento entre as universidades, instituições de I&D, empresas e o mercado
  • Promover uma cultura de I+D+i no mundo empresarial, em particular nas PME’s em cooperação com as universidades e institutos politécnicos
  • Captar centros de investigação de grandes empresas
  • Criar condições essenciais para desenvolver nas empresas e demais instituições a necessidade de recorrer a recursos humanos qualificados pela natureza dos seus negócios, criando emprego qualificado (ajustado às qualificações dos recursos humanos existentes)
  • Apoiar os empreendedores na constituição de novos negócios e no respectivo crescimento
  • Promover a Região Norte como um local apetecível para o investimento que aposte na inovação e no conhecimento como critérios preferenciais nas suas actividades e projectos
  • Amadurecer um modelo de desenvolvimento sustentável baseado no conhecimento, tecnologia e inovação, consubstanciando-se na prática em empresas de base tecnológica com quadros altamente qualificados e que ofereçam ao mercado produtos e serviços diferenciadores e de valor acrescentado no mercado global

Serviços

Os serviços e áreas de actividade da PortusPark distinguem-se, neste momento, fundamentalmente em duas vertentes:

  1. Na sua Missão Infra-estrutural que esteve aliás na génese da própria PortusPark, na qual se incluem todas as actividades, iniciativas e tarefas necessárias e anteriores à constituição de cada um dos Parques de Ciência e Tecnologia e / ou Incubadoras da Rede, mais concretamente:
  • Estabelecimento das Parcerias entre os Associados de cada Parque de Ciência e Tecnologia (PCT), ou seja, Entidades de Ensino Superior, Câmaras Municipais, Associações Comerciais, Empresas, etc.
  • Desenvolvimento dos planos de negócio dos PCTs
  • Desenvolvimento dos Planos de Investimento
  • Gestão das Operações de Financiamento Europeu
  • Lançamento dos Concursos Públicos
  • Supervisão da construção dos edifícios na primeira fase
  • Envolvimento na criação das entidades gestoras e dos respectivos modelos organizacionais e de governância
  • Construção e gestão de edifícios de propriedade da PortusPark, orientados para a instalação de empresas ou centros de investigação de referência / âncora para os PCTs da Rede
  1. Suporte e alavancagem da Missão Infra-estrutural, uma vez que a PortusPark detectou, decorrente do seu posicionamento estratégico, uma série de serviços que pode prestar a dois níveis distintos:

Serviços referentes aos PCTs e Incubadoras

  • Serviços de Informação e Comunicação
  • Serviços e Estudos Estatísticos;
  • Partilha de boas práticas
  • Atração de novas empresas
  • Eventos de Networking
  • Ligação à maior rede de PCTs no mundo (IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation)

Serviços referentes às empresas instaladas nos PCT's e Incubadoras da Rede

Já no que se refere a empresas instaladas nos PCTs e Incubadoras da Rede, a PortusPark através de programas específicos para o efeito, consegue sustentar e disponibilizar pontualmente determinados serviços de empreendedorismo tecnológico que alavancam os negócios de algumas empresas da Rede, nomeadamente através de:

  • Serviços de Informação e Comunicação
  • Serviços e Estudos Estatísticos;
  • Eventos de Networking
  • Programas de suporte à Incubação e Aceleração de Projetos/Startups
  • Programas de Capacitação para Projetos/Startups
  • Programas de apoio à Internacionalização de Projetos/Startups
  • Serviços de Softlanding
  • Acesso facilitado ao ecossistema de empresas da Rede PortusPark
  • Acesso facilitado a sistemas Científicos e Tecnológicos
  • Ligação à maior rede de PCTs no mundo (IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation)